MG Representações

O Aço

Aço inoxidável
É uma liga de aço com um mínimo de 11% em peso de cromo. É inoxidável pela dificuldade que este produto apresenta em ser atacado pelo oxigênio e outros agentes no seu uso normal.

Características
Possui alta resistência à corrosão, alta resistência mecânica, facilidade de limpeza e aparência higiênica, facilidade de conformação e de junção, mantém propriedades a altas temperaturas, possui baixo custo de manutenção, possui relação custo/benefício favorável e é reciclável.

Aplicações
O aço inoxidável tem um grande potencial de utilização, em parte ainda não explorado no Brasil. Devido as suas propriedades mecânicas e químicas, os tubos de aço inoxidável são a opção mais viável para condução de determinados fluidos e para o trabalho em condições agressivas. São também opção de alto apelo estético e higiênico de grande utilização na vida moderna. Destaca-se a utilização dos tubos de aço inoxidável austenítico em equipamentos industriais.

As possibilidades de utilização dos tubos fabricados pela InoxTubos são inúmeras e incluem a construção civil, mobiliário doméstico, hospitalar, industrial e urbano, todo tipo de estrutura metálica e decoração de ambientes. As características de durabilidade, estética e higiene do aço inoxidável têm levado ao seu crescente uso em todo o mundo, em substituição a outros metais, aos plásticos, à madeira, ao granito e ao mármore.

Corrosão
É o fenômeno de ataque químico de uma substância sobre uma peça, alterando suas características, com a formação de uma terceira substância, denominada produto da corrosão.

Camada passiva
É uma camada fina de óxido de cromo que se forma na superfície dos aços inoxidáveis e que impede que ocorram outros ataques à superfície, protegendo-a e evitando a corrosão.

Classificação
Em três famílias: austeníticos, ferríticos e martensíticos. Estas denominações estão ligadas aos tipos de estruturas metalúrgicas predominantes em cada classe dos aços inoxidáveis. São fundamentalmente originadas pelas composições químicas destas classes.

Aços austeníticos
Suas principais propriedades são a excelente soldabilidade e resistência à corrosão. Têm boa plasticidade para trabalho a frio. Não são magnéticos.

Aços ferríticos
Têm boas propriedades físicas e mecânicas. São magnéticos, resistentes à corrosão atmosférica e a agentes agressivos moderados.

Aços martensíticos
Quando temperados têm boa resistência à corrosão atmosférica. Podem adquirir diversos níveis de dureza, apropriados para objetos cortantes e são magnéticos.