MG Representações

A ascensão dos veículos elétricos

Por Blog Aperam


Publicado em quinta, 30 de novembro de 2017 Notícias


A ascensão dos veículos elétricos

Quando o assunto é mobilidade sustentável, os veículos elétricos são a grande aposta. Nas ruas do Brasil, a presença desses automóveis ainda é tímida, mas as maiores marcas já se movimentam para alterar esse cenário. Em outubro, por exemplo, a Volkswagen apresentou ao mercado seu primeiro caminhão elétrico inteiramente desenvolvimento no País, o e-Delivery.

Anunciado na Alemanha, o modelo começará a ser testado em 2018 e a expectativa é de que passe a ser fabricado na filial da empresa, em Resende, no Rio de Janeiro, a partir de 2020. Voltado aos mercados da América Latina e África, ele é equipado com um motor que não emite gases poluentes e possui baterias íon-lítio com 200 km de autonomia (com carregador externo) e um sistema de frenagem que ajuda a produzir energia para o motor.

 

Desenvolvimento em curso

Atenta ao crescimento do mercado de veículos elétricos, a Aperam South America vem se preparando para atender esse nicho.

O pesquisador de aços elétricos, José Rogério de Oliveira Junior, destaca que a Aperam já fornece aços elétricos destinados a motores convencionais, e vem trabalhando no projeto de um aço elétrico de grão não orientado (GNO) específico para carros híbridos.

Com testes na linha industrial já efetivados, a equipe do projeto dedica-se atualmente a determinar as especificações do produto, a partir de um estudo das necessidades do mercado. “Os testes realizados até agora mostram que o GNO para carros híbridos desenvolvido possui propriedades excelentes na comparação com os principais fabricantes de aços elétricos para o segmento. Nosso próximo passo será firmar parcerias com montadoras, fabricantes de motores elétricos e universidades, entre outros, para que ele possa ser testado efetivamente em motores”, comenta José Rogério, que encabeça o projeto em parceria com o pesquisador Sebastião Paolinelli.

A expectativa é de que o produto seja disponibilizado ao mercado a partir de 2020, quando os investimentos destinados a essa aplicação estiverem implementados.