MG Representações

Como o aço inoxidável ajuda a melhorar o vinho?

Por Vale


Publicado em sexta, 14 de julho de 2017 Notícias


Como o aço inoxidável ajuda a melhorar o vinho?

São muitos os mitos e verdades a respeito do vinho. Uma das verdades pouco conhecidas sobre essa saborosa bebida é o importante papel desempenhado pelo aço inoxidável em cada etapa de sua produção.

 

Colheita​

 

Comecemos pela colheita, quando as uvas são removidas suavemente das parreiras. É aí que entra a habilidade do trabalho manual, mas com a ajuda de uma ferramenta fundamental: as lâminas de aço inoxidável das tesouras. São elas que cortam habilidosamente os cachos das uvas, em meio à folhagem densa, e os removem da parreira.

Atualmente, muitos vinicultores escolhem máquinas especiais que cobrem as plantas e balançam a vegetação, fazendo as uvas caírem. Para evitar a corrosão dos equipamentos e preservar a integridade das uvas, todas as peças da máquina que entram em contato com os cachos são feitas de uma modelagem especial de ação inoxidável.

 



Esmagamento, espremedura e fermentação

 

Após a colheita, os cachos são levados para a vinícola. Lá, eles são colocados em um cilindro rotativo de limpeza para remover as uvas do seu "esqueleto", ou caule.

Nesta etapa, as uvas para vinhos tinto e branco assumem caminhos diferentes. Para os tintos, depois da remoção dos pedúnculos (hastes) dos cachos, as frutas entram no processo de espremedura. Em seguida, começa o processo de maceração, que nada mais é que o contato do suco de uvas com as cascas para a extração de substâncias fundamentais para o vinho, como cor e aromas. E onde ocorre esse processo? Nos barris de aço inoxidável.

Para vinhos brancos, é feita uma rápida limpeza na colheita. Em seguida, as uvas são colocadas em um funil de metal e passam entre pequenos rolos, que as espremem para extrair seu suco não fermentado. Assim que o depósito do suco não fermentado é removido, a fermentação alcoólica transforma os açúcares em etanol, através da ação da levedura. Isso também acontece em barris de aço inoxidável com sistemas integrados de regulação térmica.

 

 

Mistura e envasamento

 

A mistura de vários tipos de uva é feita nos barris para obter melhor qualidade. Antes do envasamento (preenchimento do barril), o vinho passa por filtros de aço inoxidável, que coletam as últimas impurezas, sem alterar o sabor do vinho ou liberar resíduos poluentes.

Ao contrário dos barris de madeira, os barris inoxidáveis não são sensíveis à contaminação microbiana, conduzem bem o calor e fornecem boa vedação. Com um papel essencial em cada estágio do processo, tudo indica que o aço inoxidável e a produção de vinho serão um par perfeito para vinícolas no futuro.

 

 

Você sabia?

O sumo (ou suco) das uvas é branco, apenas a cor da casca é diferente. Um vinho branco vem de uma uva verde (Chadornnay) ou preta (Pinot Noir), pois apenas o sumo fermenta. Já o vinho tinto sempre virá da uva preta, pois o sumo é macerado com a casca, que dá ao vinho a sua cor.

Fonte: Vale