MG Representações

Conheça os principais tipos de panelas

Por Mg Representacoes


Publicado em sexta, 18 de agosto de 2017 Notícias


Conheça os principais tipos de panelas

 

17/08/2017

Atualmente, existem panelas feitas de diversos tipos diferentes de materiais e é até difícil escolher qual usar. Para te ajudar a escolher a panela ideal para a sua casa, listamos aqui os principais materiais usados para fazer este utensílio tão importante para a sua cozinha. Para conhecer melhor cada tipo de panela, suas principais características, indicações, cuidados, vantagens e desvantagens, continue lendo nosso artigo!

Panela de Inox

As panelas de aço inox são ótimas para as mais diversas preparações na cozinha e têm excelente qualidade. Possuem alta resistência ao calor, até mesmo em temperaturas muito altas e garantem um melhor cozimento do alimento, pois distribuem melhor o calor durante o preparo da refeição. São também fáceis de limpar, muito resistentes e de altíssima durabilidade. Panelas de inox não devem ser usadas para fritura em imersão porque ficam muito quentes e queimam o óleo, mas são indicadas para cozidos, refogados, caldos, cozimentos de massas, molhos e outros preparos que exigem muito calor e cozimentos rápidos.

O inox não tem riscos tóxicos a saúde, porém antes de preparar algo em uma panela feita deste material, recomenda-se ferver água na panela para retirar impurezas e resíduos de níquel que possam estar presentes e podem favorecer o desenvolvimento de alergias, distúrbios renais e hepáticos, cefaleias e outras doenças.

Panela de Alumínio

Por ser vendida a um preço mais acessível, esse tipo de panela é um dos mais utilizados. As panelas de alumínio são leves, resistentes, práticas e ideal para cozinhar doces, frituras e refogados. Elas não grudam e são boas para manter o sabor dos alimentos, mesmo quando submetidos a altas temperaturas.

Uma desvantagem deste tipo de panela é o fato de poder transferir alumínio para os alimentos, o que é prejudicial à saúde e pode diminuir o valor nutricional dos alimentos. Para evitar este problema, basta retirar todos os alimentos ainda quentes da panela e lembrar de nunca deixar eles na panela por muito tempo ou até esfriar.

Panela de Ferro

As panelas de ferro são indicadas para receitas que têm um cozimento lento, já que são resistentes e ótimas condutoras de calor, assim, use para cozinhar feijão, lentilha e carnes grelhadas. No caso deste material, é positivo que ele passe fragmentos de ferro para os alimentos, pois a substância ajuda a combater doenças como a anemia e faz bem para os músculos, cabelos, pele, unhas e imunidade.

Entretanto, as panelas de ferro podem enferrujar com facilidade, então lave com água quente e sabão, deixe secar no fogo e espalhe óleo sobre sua superfície antes de guardar.

 

Panela de Vidro

Esse tipo de panela é atóxico e fácil de limpar, não pega gosto ou cheiro e são ótimas para acompanhar o cozimento dos alimentos com mais facilidade devido a sua transparência. Por outro lado, para usá-la é preciso ter muito mais atenção, já que o vidro esquenta bem mais rápido que os outros materiais, então é mais fácil que os alimentos passem do ponto ou queimem.

Panela de Barro

Panelas feitas de barro também são muito duráveis e excelentes para manter os alimentos quentes por mais tempo, por isso são ideais para receitas como caldos, moquecas e outras opções de peixes e frutos do mar. As panelas de barro podem ser utilizadas tanto dentro do forno quanto sobre a chama do fogão e precisam ser lavadas atentamente para eliminar todos os resíduos de alimentos. É recomendado usá-las para fritar, guisar e brasear.

Panela de Cobre

As panelas de cobre têm grande durabilidade e conduzem o calor rapidamente e de forma uniforme, porém não podem ser utilizadas para cozinhar todo tipo de alimento. Quando entram em contato com sal ou substâncias ácidas, o cobre pode se desprender da panela. A intoxicação por cobre pode causar náusea, dores abdominais e problemas gastrointestinais.

Panela de Pedra-Sabão

As panelas feitas desse material são naturalmente antiaderentes e cozinham o alimento de maneira mais lenta, mantendo-o aquecidas por mais tempo. Por ser porosa, deve ser cuidadosamente lavada para que não ocorra proliferação de micro-organismos e também não se deve armazenar alimentos nas panelas de pedra-sabão, pois pode haver liberação de níquel. Apesar disso, este material também libera micronutrientes benéficos como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

Fonte: Blog Aperam