MG Representações

Energia limpa se faz com aço inoxidável

Por Blog


Publicado em quinta, 23 de novembro de 2017 Notícias


Energia limpa se faz com aço inoxidável

Energia limpa se faz com aço inoxidável

Entre os principais benefícios gerados pela utilização das fontes de energia renovável, estão a sustentabilidade e a sua disponibilidade por tempo ilimitado. Em todo o planeta, as fontes energéticas desse tipo estão sendo adotadas em ritmo crescente, com o objetivo de atender ao grande consumo frente aos recursos naturais limitados.

O aço inoxidável está presente em boa parte dos modelos de energia renovável adotados no Brasil e no mundo.

Conheça algumas das suas aplicações:

 

Aquecedores solares – na mais popular das opções de energia renovável utilizadas no Brasil, o aço inoxidável é presença garantida em pelo menos duas peças: as placas coletoras de energia e o reservatório de água aquecido por elas. Além de resistir às mudanças constantes de temperatura e clima, o inox agrega durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção a esses equipamentos.

 

Energia eólica – a força dos ventos movimenta aerogeradores que, por sua vez, acionam geradores elétricos que produzem energia limpa e renovável. Esse é o conceito que está por trás da geração de energia eólica. O aço inoxidável costuma ser a opção utilizada aqui para unir as pás das turbinas, proporcionando menor espessura e maior resistência, estabilidade e durabilidade aos equipamentos.

 

Hidrelétricas - nas usinas hidrelétricas, os rotores costumam ser construídos em aço inoxidável, material que amplia a vida útil da peça e reduz a necessidade de manutenção. É este o equipamento que recebe água dos rios e transforma energia potencial em mecânica para, na sequência, ser convertida em elétrica. O material foi o escolhido para a aplicação, por exemplo, no rotor da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que deve entrar em operação em 2019 (a peça possui dimensões estratosféricas: cinco metros de altura, oito de largura e peso de 320 toneladas).