MG Representações

Aço inox em hospitais: saiba porque ele é o material mais adequado

Por Blog Alezzia - Palmetal


Publicado em quarta, 28 de dezembro de 2016 Notícias


Aço inox em hospitais: saiba porque ele é o material mais adequado

Risco iminente de todos os que precisam passar por algum procedimento hospitalar, as infecções, causadas por fungos, bactérias ou vírus, ainda são realidade nas unidades de saúde brasileiras.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. E com o objetivo de mostrar que as doenças adquiridas em hospitais podem ser diminuidas pela escolha correta do tipo material usado em superfícies e equipamentos, neste post vamos falar sobre o papel do aço inox em hospitais.

Em 1850, mais ou menos 50 anos antes que os científicos entenderam que os microrganismos eram responsáveis por muitas enfermidades, a reconhecida enfermeira inglesa Florence Nightingale, descobriu que seus pacientes apresentavam uma grande melhoria quando o ambiente de hospital estava limpo.

Nightingale instaurou um serviço de lavanderia e higienizava todos os equipamentos rigorosamente. A enfermeira acreditava no que ela chamou de “senso comum”. As medidas de limpeza reduziram as taxas de mortalidade de pacientes com cólera, tifo e disenteria de 42% para apenas 2%. Cento e cinquenta anos depois, apesar dos enormes avanços nos estudos sobre microrganismos patogênicos e seu papel nas infecções adquiridas em hospitais, a limpeza hospitalar tem sido identificada como componente-chave (mas muitas vezes negligenciada) no controle doenças.

As superfícies de contato dos equipamentos têm provado ser uma fonte de contaminação cruzada significativa, a desinfecção regular destas superfícies é importante e útil, mas geralmente não o suficiente para parar o crescimento e a multiplicação desses patógenos.

O necessário é uma estratégia global para garantir práticas de higiene apropriadas em todas as instituições de saúde, como também em operações de processamento de alimentos. No entanto, em ambientes reais, onde as medidas de higiene são insuficientes, as superfícies como as de aço inox tem um papel importante para limitar a contaminação cruzada. As superfícies de contato têm o potencial antimicrobiano, juntamente com outras medidas de higiene, para evitar a propagação de doenças infecciosas.

Pensar no tipo de material que deve ser utilizado em um hospital é tarefa muito importante. A escolha do material adequado pode prevenir várias situações de perigo no futuro. Não é segredo nenhum que o aço inox é um dos materiais mais apropriados e seguros para ser empregado em instalações hospitalares e oferece mais segurança para todos os envolvidos.

 

REVESTIMENTO DEIXA AÇO INOXIDÁVEL LIVRE DE BACTÉRIAS

O aço inox é o material perfeito para ser usado em hospitais, contudo, embora sejam fáceis de limpar, basta não limpar adequadamente as brilhantes superfícies de aço inox para que elas também acumulem bactérias causadoras de doenças.

Visando acabar com esse problema de vez e tornando o aço inox 100% antibacteriano, um grupo de cientistas belgas e franceses desenvolveram um revestimento. Céline Falentin-Daudré e seus colegas desenvolveram uma técnica para fabricar um aço inoxidável que se auto-desinfecta.

Já existem técnicas para criar uma superfície antibacteriana sobre o aço inoxidável, mas são complicadas, caras e exigem substâncias tóxicas – o suficiente para explicar porque não foram adotadas até agora.

 

Confira a notícia completa no site: Blog Alezzia - Palmetal