MG Representações

Ferro x Aço Inox: conheça as diferenças entre esses dois gigantes

Por Aperam/Made for life


Publicado em quarta, 22 de fevereiro de 2017 Notícias


Ferro x Aço Inox: conheça as diferenças entre esses dois gigantes

Muitas coisas são feitas de ferro, certo? Mas você percebe o ferro ao seu redor? É muito comum ver esse conhecidíssimo metal no nosso dia a dia. Ele é utilizado há muitos séculos e está presente em nossa vida em diversas formas: em móveis, utensílios domésticos, janelas, certos tipos de tubos, estruturas em construções e muito mais.

E quanto ao inox? Muito mais recente que o ferro na história da humanidade, o aço inoxidável conquistou muito espaço em pouco tempo. Está também em móveis, decorações, utensílios domésticos, fachadas de prédios, estruturas de construções, embarcações e em tantos outros locais.

Mas qual desses dois é mais adequado para as suas necessidades: ferro ou aço inoxidável? Não sabe ao certo? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Diferenças básicas entre aço e ferro

O ferro, elemento químico abundante, é extraído da natureza a partir do minério de ferro. Ele é retirado do minério por meio de alguns processos e torna-se matéria-prima para o aço e também outros materiais. Portanto, ele é a base do inox. É extremamente importante para a humanidade (quem não se lembra de ter estudado a “Idade do Ferro” na escola?), sendo o metal mais utilizado. É válido lembrar que o ferro está também presente no seu corpo, em diversos tipos de proteínas no organismo.

O aço inoxidável, por sua vez, não é um elemento químico, mas uma liga metálica formada basicamente por ferro e cromo, além de outros elementos como níquel e molibdênio. É a soma desses outros elementos, em maior ou menor grau, que confere ao inox todas as suas características e diferentes aplicações.

Desenvolvido pelo inglês Harry Brearley no início do século XX, hoje o aço inoxidável é cada vez mais popular devido às suas grandes vantagens em relação a outros metais. Mas, que vantagens são essas?

Benefícios do aço inoxidável

Em relação ao ferro, o aço inoxidável apresenta muitos privilégios. Entre eles, estão:

1. Grande resistência à corrosão e alta durabilidade

A porcentagem certa de cromo garante ao aço inoxidável uma grande resistência à oxidação e corrosão, o que não acontece nos materiais de ferro, que enferrujam com mais facilidade. Assim, os materiais em inox duram muito mais tempo e são recomendados para vários tipos de ambientes, principalmente aqueles que causam mais desgaste.

2. Diversidade em acabamentos

O aço inoxidável se divide em vários tipos e é muito flexível. Pode ter vários acabamentos diferentes e também muitas aplicações, desde objetos que vão decorar sua casa a estruturas de edifícios. Além disso, o inox tem uma aparência bela e moderna. Os limites são poucos para esse metal.

3. Resistência a altas temperaturas

Essa é outra característica do inox, e permite que o material seja usado em aquecedores de ar, fornos, incineradores e em tantos outros meios que lidam com temperaturas extremas.

4. É 100% reciclável

Sustentabilidade é a palavra do inox. O aço inoxidável pode ser reaproveitado, impedindo extração desnecessária de matéria-prima na natureza. O meio ambiente agradece!

5. Fácil limpeza e manutenção

Por ser pouco rugoso, a limpeza do inox é facílima (o que o torna o metal mais querido dos chefs de cozinha, aliás). Em estruturas maiores, como edifícios, uma boa higienização pode garantir brilho por muito tempo. Sem mencionar que, mesmo que a construção tenha muitos anos de idade, a limpeza adequada do inox faz com que o material volte a ter uma aparência tão bela quanto tinha originalmente! É como voltar no tempo. A resistência à oxidação, a impactos e a temperatura extremas, além da fácil limpeza, fazem com que a manutenção desse metal seja muito simples.

 Essa reportagem, você encontra no site: Aperam - Made for life