Usando o aço inox na Agropecuária - Fornecimento de água para animais
Por Abinox
Publicado em segunda, 05 de junho de 2017 Notícias

Fornecimento de água para animais
Em um esforço para proporcionar um fornecimento constante de água limpa e oxigenada que maximize o desempenho da produção pecuária, o aço inoxidável tornou-se comum em sistemas de abastecimento.
A facilidade de conformação do aço inoxidável torna possível a obtenção de peças com bordas arredondadas, que reduzem o risco de ferimento dos animais. Vasilhames de aço inoxidável que possuam boa profundidade e design suave são excelentes para cavalos, vacas leiteiras e bovinos. Bebedouros com nipples, por exemplo para leitões, consistem em um corpo de aço inoxidável juntamente com uma tela superior e mola de aço inoxidável.
Modelos maiores basculantes são feitos para facilitar o esvaziamento e a limpeza. Uma manutenção regular pode envolver desmontagem e montagem do equipamento, causando um considerável estresse abrasivo para as conexões. Revestimentos protetores são propensos a danos e desgaste. As soluções de aço inoxidável evitam que as conexões se tornem os pontos fracos do equipamento.
Os recipientes para fornecimento de água devem ser mecanicamente resistentes. A trabalhabilidade a frio do aço inoxidável austenítico dá aos componentes fabricados uma resistência adicional. A razão é outra propriedade mecânica específica do aço inoxidável – um fenômeno conhecido como encruamento a frio. Nas áreas onde o material é conformado, sua resistência aumenta. O aumento varia de acordo com o grau e a velocidade da conformação. Com uma resistência mais elevada torna-se possível a redução da espessura da chapa de aço utilizada, o que se traduz em equipamentos mais leves e menor custo de material.
Fonte: Abinox